Últimas Notícias

O Que São Ações?


Ações são papéis de uma empresa de capital aberto. Cada ação representa uma fração, uma parte de uma empresa. Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa e pode, dependendo da quantidade e o tipo de ações compradas ser sócio com direito a voto nas decisões da empresa ou apenas ter participação nos lucros, através dos dividendos e juros de capital próprio distribuídos pela empresa.

Ao comprar uma cota de ações de uma empresa, o investidor também assume de certa forma os riscos da empresa, não só tendo a condição de receber dividendos dela. Pode ser sócio majoritário, quando se compra uma quantidade muito grande de ações ou apenas sócio minoritário, que são os pequenos investidores, com cotas pequenas das empresas.

Toda ação negociada na bolsa possui um código formado por quatro letras, que representa o nome da empresa e um número, que representa o tipo de ação.

As ações são classificadas como:

Ordinárias (ON) - Que dão direito de votar em assembleias gerais da empresa e receber os lucros distribuídos. Este tipo de ação é representado pelo número 3 no final. Ex: BBDC3.

Preferenciais (PN) - Este tipo de ação não dá direito ao voto, mas o investidor possui o direito de receber os lucros distribuídos pela empresa, em uma porcentagem maior do que das ordinárias. Caso a empresa decrete falência, são os primeiros a receber as compensações. São representadas pelo número 4 no final. Ex: BBDC4.

As ações preferenciais ainda são classificadas como classes A representada pelo número 5 (USIM5) no final, B representada pelo número 6 (ELET6) ou C.

Existe um último tipo especial de ação chamada UNIT. Units são ativos negociados de forma composta, ou seja, são ações de tipos diferentes que são colocadas em conjunto para então serem negociadas através do mesmo código. O código de uma Unit é formado pelas quatro letras de uma empresa acompanhada do número 11 no final. Ex: ABRE11.

As negociações acontecem na Bolsa de Valores. Se alguém quiser comprar ou vender ações precisa se cadastrar a uma corretora, que é a instituição que possui autorização de compara ou vender ações. Desta forma você poderá emitir ordens de compra e venda. As ordens de compra e venda possuem um custo que são as taxas de corretagem, assim como a taxa de custódia, que a corretora cobra por, digamos assim, cuidar ou guardar as suas ações. Você pode procurar o gerente para saber se o seu banco possui Home Broker, onde é possível negociar ações pela internet, dentro da sua conta bancária.

As ações também são diferenciadas pela capacidade de trocar rapidamente de dono, definindo o nível de liquidez.

1ª Linha ou Blue Chips - Ações de muita liquidez. São geralmente empresas tradicionais, de grande porte e excelente reputação.
2ª Linha ou Small Caps - São de boa liquidez. Empresas de médio e pequeno porte, com ou sem tradição.
3ª Linha - Ações com pouca liquidez. Empresas de médio ou pequeno porte. Possuem ou não menor qualidade ou maior risco.

Nenhum comentário