O Que É Tesouro Direto?
Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional de venda de títulos públicos para pessoas físicas, que tem como parceria a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. São ativos de renda fixa, que são uma boa forma de investimento.
Ao vender títulos públicos, a finalidade do Governo é captar recursos para o financiamento da dívida pública, como também financiar atividades do Governo Federal, como saúde e educação. Estes títulos são oferecidos pelos bancos, que passam a ser os intermediários entre o comprador dos títulos e o Tesouro Nacional.
Pelo Home Broker do seu banco é possível comprar e vender os títulos públicos e o investimento inicial é muito baixo. Você pode comprar uma fração do título. Ex: 0,01 de um título inteiro.
É considerado pelos especialistas, uma boa opção de investimento, com boa rentabilidade e taxas baixas. Há opções de diversificar os investimentos com os títulos pós-fixadas (pela taxa básica da economia), prefixadas e indexadas a índices de preços.
São considerados como investimento de baixo risco, com liquidez garantida pelo Tesouro Nacional. É uma boa opção de investimento a longo prazo, já que retirar (vender) cotas ou o título inteiro antes do prazo de encerramento eleva o valor de imposto a pagar.
Tipos de Títulos (pós-fixado / prefixado):
Pós-fixados: O valor é corrigido por um indexador. A rentabilidade depende do desempenho do indexador e da taxa contratada no momento da compra.
Prefixados: A rentabilidade é definida no momento da compra. O investidor sabe o valor que irá receber se permanecer com o título até a data do vencimento.
Os títulos são:
Tesouro Prefixado (eram chamados de LTN);
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (eram chamados de NTN-F);
Tesouro IPCA (eram chamados de NTN-B Principal);
Tesouro IPCA com Juros Semestrais (eram chamados de NTN-B);
Tesouro Selic (eram chamados de LFT).
Você pode encontrar mais informações entrando no site do Tesouro Direto. Clique aqui para acessar.
Nenhum comentário